BREVE HISTÓRICO

Os grandes eventos do mundo evangélico aconteceram em contexto universitário. A Reforma Luterana foi desenvolvida em grande parte entre professores e alunos da Universidade de Wittenberg. Como resultado da Reforma Suíça e da influência de João Calvino, surgiu a Academia de Genebra. A Universidade de Halle tornou-se o centro de difusão do pietismo alemão, com sua ênfase missionária e trabalho social. O puritanismo inglês surgiu na Universidade de Cambridge, enquanto metodismo surgiu do “Clube Santo” na Universidade de Oxford.

 

Chegou a hora de nós, evangélicos, mostrarmos a fertilidade da cosmovisão cristã para todas as áreas do conhecimento, bem como estarmos preparados para mostrar a razão da esperança que há em nós. Isso, porém, deve ser feito num clima devocional, marcado pela comunhão e pela piedade, pois a nossa cabeça só está pronta quando os nossos joelhos estão curvos e nossos olhos estão úmidos na presença de Deus.

 

Para alcançar os objetivos aqui propostos, estamos iniciando um novo projeto de ação: “COMUNHÃO UNIVERSITÁRIA EVANGÉLICA” (COMUNIE). Trata-se de um trabalho amplo de capelania universitária. Pretendemos realizar dois cultos durante cada semestre letivo com alunos e professores de todas as Faculdades e Universidades de Fortaleza. Nesses cultos, as mensagens focarão o equilíbrio bíblico entre vida cristã e vida acadêmica. Falaremos também  sobre temas apologéticos, bem como procuraremos estimular os cristãos a enfrentar com confiança os desafios do mundo intelectual. O objetivo é pastorear o crente dentro da universidade, contribuindo não apenas para a preservação de sua fé em si, mas também para que ela ganhe ainda mais vitalidade.

 

Esse trabalho, portanto, será um apoio para as igrejas, pois os pastores saberão que os membros de suas comunidades não estarão desasistidos frente às ideologias anticristãs. Rogamos, assim, as orações, bem como o incentivo dos ministros eclesiásticos, para que os membros universitários de suas igrejas participem. Além dos dois cultos realizados no início e no fim de cada semestre letivo, pretendemos organizar um Encontro Anual de Estudantes e Professores Evangélicos, com várias palestras sobre temas relacionados. Os cultos se realizarão no Auditório da Faculdade 7 de Setembro, mas se destinam aos universitários e professores evangélicos de todas as Faculdades e Cursos.

O primeiro culto foi no dia 20 de fevereiro de 2016. Estiveram presentes muitos evangélicos de várias Instituições de Ensino Superior (alunos e professores) bem como  pastores. Desde então, já realizamos 15 cultos de integração cristã. A COMUNIE também realizou quatro simpósios. Houve três simpósios acadêmicos da COMUNIE e um simpósio da TDI-BRASIL/COMUNIE. O primeiro simpósio contou com palestras situadas dentro das ciências naturais e humanas, além das ciências da computação. Foi realizado no Centro Universitário 7 de Setembro. No ano seguinte foi realizado um simpósio especial da TDI-Brasil no Nordeste, com o apoio e organização da COMUNIE e do Discovery-Mackenzie. O evento ocorreu na Universidade Federal do Ceará. O II Simpósio da Comunie ocorreu no ano seguinte em parceria com o INTESI (Instituto de Estudos independentes), versando sobre FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E CRISTIANISMO. Um ano depois, foi realizado novamente, no Centro Universitário 7 de Setembro, o III SIMPÓSIO, com o tema PENSAMENTO CRISTÃO E SOCIEDADE: NOVOS DESAFIOS. Em 2019, foi formada a ACADEMIA COMUNIE, composta por professores universitários evangélicos que se comprometeram com o movimento, ficando disponíveis para palestras em igrejas e em eventos universitários em nome da COMUNIE.

De igual modo, estendemos o convite aos estudantes e professores que não professem a fé evangélica, mas desejem participar da celebração e ouvir a Palavra de Deus em todos os cultos de integração cristã que estão por vir!

Rev. Glauco Barreira Magalhães Filho

Graduado em Direito (UFC) e Teologia (UMESP)

Mestre em Direito (UFC) e Doutor em Sociologia (UFC)

Livre Docente em Filosofia do Direito (UVA) e Doutor em Ministério (FTML)

Doutor em Teologia (Faculdade Etnia) e Pós-Graduado em Teologia Histórica e Dogmática (FAERPI)

ASSISTA O VÍDEO E SAIBA MAIS:

CADASTRE-SE
  • Facebook Social Icon
  • Blogger Social Icon

© 2016 por Comunhão Universitária Evangélica - COMUNIE